Orientação para o Ensino Infantil
Hoje vamos iniciar uma série de dois posts sobre Princípios de Aprendizagem Infantil. As dicas são baseadas no Livro “A Criança de 0 a 3 – Orientação para o Ensino”, de Silvana C. Rego e Peggy Jo Smith.
Princípios Gerais de Aprendizagem
1 – Todas as pessoas criadas por Deus são originais, diferentes entre si e devem ser respeitadas.
2 – Cada criança obedece a um ritmo próprio na sua capacidade de aprender.
3 – O ensino deve respeitar a limitação da criança, mas precisa oferecer uma dose de desafio que desperte interesse e curiosidade.
4 – A criança aprende através da própria experiência: ela precisa utilizar as mãos para ver, sentir o gosto, cheirar, ouvir, usar seus sentidos.
5 – É através da manipulação de materiais que a criança adquire subsídios para depois lidar com ideias.
6 – Atividades que estão além da capacidade da criança levam à frustração e intimidação. O sucesso leva a repetições espontâneas, o que fixa a aprendizagem.
7 – A criança pequena fica atenta à voz baixa e suave dirigida a ela diretamente.
8 – A relação afetiva do educador com a criança é primordial para uma participação ativa por parte da criança. Ela imita gestos, atitudes e principalmente os valores da pessoa adulta que lida com ela.
9 – As crianças aprendem, ao mesmo tempo, várias coisas. A associação e correlação de experiências facilitam a aprendizagem e a sua retenção.
10 – A forma mais eficaz e completa de ensino é a baseada num trabalho livre e criador. Isso a desenvolve nos aspectos mental, emocional, social e espiritual.
11 – A aprendizagem da criança depende em muito do interesse que a atividade desperta nela.
12 – A percepção da criança parte do todo para as partes.
13 – Ao elaborar uma atividade com as crianças, devemos saber que ela pode atingir muitos objetivos em várias áreas, bem como um só objetivo pode ser atingido através de muitas atividades.
14 – A aprendizagem baseia-se em experiências anteriores favoráveis.
Áreas de Aprendizagem
De posse desses conhecimentos sobre alguns princípios gerais, vejamos agora, de maneira específica, as áreas de aprendizagem referentes ao ensino religioso. São elas: Deus, Jesus, a Bíblia, a Igreja, a Família, a Própria Pessoa, os Outros, o Mundo Natural.
Essas áreas podem ser agrupadas:
1) Deus – Jesus – Bíblia – Mundo Natural
As atividades elaboradas dentro dessas áreas devem contribuir para que cada criança possa:
– Associar Deus e Jesus com sentimentos de alegria e amor.
– Experimentar momentos de alegria e prazer por saber que Deus a ama e cuida dela.
– Descobrir que pode falar com Deus.
– Desejar agradecer a Deus pelas coisas que Ele criou.
– Pensar em Jesus como uma pessoa que foi bebê, menino, um homem que falou do amor de Deus e que a ama muito.
– Falar sobre Jesus como pessoa que existe, que sente.
– Desejar imitar o exemplo de Jesus.
– Sentir que a Bíblia é um livro especial.
– Saber que é da Bíblia que os professores retiram as histórias sobre Jesus, Deus, pessoas bondosas e a natureza.
– Adquirir conhecimentos de histórias e pensamentos bíblicos que tem significado para ela.
– Explorar e descobrir as maravilhas do mundo como criação de Deus.
– Experimentar momentos de admiração e prazer em suas descobertas na natureza e associá-las ao cuidado de Deus por ela.
– Sentir-se responsável por cuidar das maravilhas que Deus criou para ela e os outros.
2) A Própria pessoa – a Família – os Outros
As atividades elaboradas dentro dessas áreas devem contribuir para que cada criança possa:
– Começar a compreender que é uma pessoa.
– Sentir-se amada e aceita pelas pessoas.
– Descobrir as habilidades do seu corpo.
– Expressar-se livremente, através de sua linguagem.
– Amar-se a si própria e a outras pessoas.
– Começar a compreender que ela tem capacidades e limitações, e que há muitas coisas que ela pode e não pode fazer.
– Sentir-se parte da família que Deus lhe deu.
– Aprender a amar e obedecer aos pais.
– Sentir segurança e amor no seu lar.
– Entender que pode ajudar sua família.
– Saber que pode confiar nas pessoas que a amam.
– Brincar com outras crianças.
– Saber que pode fazer coisas por si própria e para os outros.
– Demonstrar interesse nas outras pessoas.
– Descobrir que as outras pessoas também tem sentimentos e direitos.
– Saber que Deus ama todas as pessoas.
– Pensar nas outras pessoas como amigas.
3) A Igreja
As atividades elaboradas dentro dessa área devem contribuir para que cada criança possa:
– Sentir que a igreja é formada por pessoas que amam e servem a Deus.
– Gostar de estar com os professores e outras pessoas que a amam e se reúnem como igreja de Deus.
– Sentir que quando se reúnem como igreja as pessoas cuidam dela com amor.
– Associar igreja com pessoas amorosas que servem a Deus, que amam Jesus, que estudam a Bíblia, Palavra de Deus e que gostam de música para adorar a Deus.
– Sentir alegria e satisfação quando suas necessidades são atendidas por pessoas da igreja.
– Gostar do dia de reunir-se com a igreja, como um dia especial e alegre.
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Até a próxima!
Maravilhoso este blog. Muito Útil.
Louvado seja Deus por sua vida Regina Cobra, ótimo conteúdo, mas vibrei quando li sobre a igreja e a criança, uma das minhas preocupações durante um período, foi exatamente isto, que houvesse entre as crianças e a igreja um forte laço. Muito obrigada pelas instruções.
Agradeço a Deus por sua vida dedicada e pelo apoio que tem dado. bj